Criando o prompt perfeito e aplicações práticas no consultório (parte 1)
Neste episódio, você vai aprender como preparar prompts perfeitos, juntamente com exemplos reais de como a IA já está sendo usada em práticas médicas.
Índice de conteúdos
5 Elementos para o prompt perfeito
Depois de estudar fontes especializadas, nossa equipe identificou o que hoje chamamos de fórmula do prompt perfeito, composta por cinco componentes principais:
Tarefa, Contexto, Exemplo, Persona e Formato.
1. Tarefa
Este é o componente mais importante que você precisa considerar ao formular um prompt. É o que você espera que a ferramenta lhe dê como resposta. Especialistas dizem que é sempre bom começar com um verbo.
👉 Vejamos um exemplo: Imagine que você precisa explicar hipertensão aos seus pacientes de forma clara e simples. Sua tarefa seria:
✨ Prompt: "Explique a hipertensão de uma forma fácil de entender."
Neste caso, começamos com o verbo “explicar”, ou “explique” no caso, o que mostra imediatamente que estamos pedindo uma explicação.
Você também pode combinar mais de uma tarefa no prompt, como: pesquisar a definição de hipertensão em dicionários médicos e resumi-la de forma fácil de entender, usando linguagem simples.
2. Contexto
Contexto refere-se às informações básicas que você fornece. Podem ser fatos, números ou detalhes que você fornece ao modelo de IA para ele entender melhor sua solicitação.
Continuando com o exemplo da hipertensão, vamos adicionar contexto a isso. Você poderia formular seu prompt assim:
✨ Prompt: "Sou cardiologista e trabalho com pacientes de todas as idades e quero explicar a hipertensão de uma forma fácil de entender.
3. Exemplos e referências
Assim como nós, humanos, que muitas vezes aprendemos mais com exemplos do que com a teoria, isso também é muito útil com a IA. Exemplos ajudam muito em sistemas de LLM a melhorar a qualidade dos resultados, pois funcionam como uma demonstração clara para a IA. Veja uma aplicação deste exemplo:
✨ Prompt: "Sou cardiologista e trabalho com pessoas de todas as idades e quero explicar a hipertensão de uma forma fácil de entender. Você vai me dar algumas ideias para fazer isso com base neste exemplo [e aqui você copia e cola uma referência que lhe agrade em termos de estrutura, lógica ou tom].
Aqui, as palavras-chave, personagens conhecidos em nossas buscas desde sempre, continuam desempenhando um papel importante aqui.
4. Persona
Não é um item obrigatório para todo prompt, mas pode ser especialmente útil quando envolver comunicação com um público específico.
Continuando com o exemplo do cardiologista, o público-alvo pode ser
✨ Prompt: "Sou cardiologista e trabalho com pacientes de 20 a 60 anos, com níveis de escolaridade variados."
5. Formato
Também não é obrigatório, mas ajuda muito quando você quer a resposta em um formato específico.
Por exemplo, se você estiver enviando recomendações de pós-tratamento para um paciente que foi tratado recentemente por dor abdominal intensa, você pode pedir à IA para retornar a resposta como um “check list”, como:
✨ Prompt: "Forneça recomendações de cuidados pós-operatórios para um paciente tratado recentemente por dor abdominal intensa. Formate a resposta como um checklist claro."
Viu só! Esses são os cinco componentes principais que vão te ajudar a melhorar muito a resposta da IA a seus prompts!
Dicas extras para prompts
Dica #1: se você usa o ChatGPT, também pode definir instruções personalizadas para cada resposta. Acesse Configurações >> Personalização. Você pode instruir o ChatGPT a fazer coisas como:
Sempre texto simples e tom amigável; não use jargões médicos.
Dica #2: o site AI for Work. Este site organiza mais de 2.000 prompts categorizados, inclusive na área médica, para otimizar tarefas como criação de conteúdo, automação e planejamento. Essas sugestões ajudam os profissionais a estruturar solicitações com eficiência e a obter melhores resultados ao usar IA.
Usos práticos no consultório (parte I)
Depois de ver como estruturar bons prompts, passemos a alguns casos de uso reais com IA na sua prática médica diária!!!
Uma observação importante: nossa intenção não é cobrir cenários complexos, como hospitais que já estão escaneando imagens médicas e identificando sinais precoces de câncer com IA. Aqui você vai encontrar casos concretos, acessíveis e reais para integrar a IA de forma inteligente e responsável à sua prática diária. Vamos começar!
Caso 1: IA para comunicação com pacientes
Uma das maneiras mais comuns pelas quais os médicos usam a IA é para ajudar a explicar condições aos pacientes, desde diagnósticos até instruções pré-operatórias e efeitos colaterais de medicamentos. Isso economiza tempo e garante que suas explicações sejam claras e consistentes.
👉 Exemplo: vamos ver como a IA pode te ajudar a gerar uma explicação simples sobre doença renal crônica para um paciente recém-diagnosticado. Você pode usar um prompt enfatizando o tom, o formato e o público-alvo da solicitação, como neste exemplo que você vê na tela.
✨ "Prompt: "Se coloque no papel de um médico endocrinologista explicando a Diabetes Tipo 2 para um paciente adulto. Escreva uma explicação abordando as seguintes áreas:
- O que causa a condição
- Fatores de risco comuns
- Sintomas típicos
- Opções de tratamento (incluindo medicamentos)
- Mudanças de estilo de vida recomendadas
- Cuidados de acompanhamento e próximos passos
Apresente as informações em tópicos claros e concisos, destaque os aspectos positivos do tratamento e evite jargões médicos".
Caso 2: IA para preparar a documentação clínica
Você também encontrará ferramentas de IA que transcrevem sua conversa com o paciente e a transformam em anotações estruturadas, como o Noa Notes, da Doctoralia.
Sua IA registra sua conversa com os pacientes e gera o resumo do atendimento pronto para o Prontuário Eletrônico, contendo apenas informações médicas.
Você pode definir o modelo para que a anotação seja estruturada exatamente da maneira que você quiser
👉 Exemplo: para uma primeira consulta, pode pedir ao Noa Notes que organize suas anotações com as informações básicas do paciente, queixa principal, histórico médico, estilo de vida e detalhes do exame clínico. E para cada um deles, você pode adicionar subtópicos sobre quais detalhes destacar.
✨ "Prompt para o resumo de primeiro atendimento :
Informações do paciente
- Nome completo
- Idade, gênero e data de nascimento
- Informações de contato (telefone, e-mail)
- Ocupação
Queixa principal
- Motivo da consulta
- Sintomas principais
- Início, duração e intensidade (escala de 0 a 10)
- Fatores agravantes ou de alívio
Histórico médico e familiar
- Condições crônicas (ex: diabetes, hipertensão ou doenças cardiovasculares)
- Cirurgias prévias
- Medicamentos atuais e passados
- Alergias
- Histórico médico familiar relevante
- Histórico de hospitalizações
Estilo de vida e hábitos
- Uso de álcool, tabaco e outras substâncias
- Atividade física (tipo e frequência)
- Qualidade do sono
- Hábitos alimentares
Exame físico geral
- Sinais vitais (pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura)
- Condição geral do paciente
- Inspeção e palpação abdominal
- Ausculta cardíaca e pulmonar
- Avaliação neurológica e musculoesquelética básica
Diagnóstico
- Hipóteses diagnósticas
- Diagnósticos principal e diferenciais
- Códigos CID-10
Plano de tratamento
- Medicamentos prescritos
- Recomendações de estilo de vida
- Encaminhamentos (especialistas, exames laboratoriais/de imagem, suporte de saúde mental, etc.)
- Planejamento de acompanhamento
Acompanhamento
- Data do retorno
Caso 3: IA para responder a dúvidas frequentes de pacientes
As ferramentas de IA também podem ser úteis para responder a perguntas rotineiras de pacientes. Chatbots no WhatsApp, sites e até mesmo as ligações telefônicas estão se tornando muito frequentes para automatizar essa triagem inicial de pacientes.
👉 Exemplo: Você pode usar prompts para ajudar a definir o script e o fluxo de mensagens:
✨ "Prompt: "Crie um fluxo de conversa amigável e conciso para o chatbot do site de uma clínica médica que guie os pacientes pelas seguintes ações:
- Agendar uma consulta
- Cancelar ou reagendar uma consulta
- Verificar preços de serviços
- Ver planos de convênio aceitos
- Obter direções para a clínica
- Preparar-se para a primeira visita
Além disso:
Inclua roteiros de conversa e variações de mensagens para cada caso de uso. Garanta que o tom seja profissional, mas acessível. Adicione tratamento para casos de uso comuns e FAQs (ex: "Não sei a especialidade", "E se for urgente?", etc.). O chatbot deve permitir que os usuários mudem de assunto ou façam perguntas adicionais a qualquer momento."
No próximo episódio, mostraremos mais alguns casos de uso, os riscos da alucinação da IA e algumas ferramentas práticas. Até mais!
Próximo episódio: Usos práticos (parte 2), riscos de alucinações e ferramentas

Gere as anotações para o prontuário com Noa Notes, seu assistente de IA
Experimente a IA no seu consultório. Peça uma demonstração das soluções da Doctoralia
Tecnologias pensados para profissionais da saúde