Sessão 3

Introdução ao Google Ads para campanhas médicas e de saúde


Como vimos na sessão 1, os pacientes geralmente usam o Google para buscar um profissional de saúde. Eles pesquisam pelo nome e o sobrenome quando sabem com quem se consultar, ou a especialização, o tipo de serviço ou a cidade, caso ainda não conheçam um especialista específico. O que encontram nos resultados, seja positivo ou negativo, determina a decisão dos pacientes.

Mas então, como fazer com que seu site apareça nesses resultados? Uma das maneiras mais rápidas é investir no Google Ads.

Neste artigo, você conhecerá os conceitos básicos, e mais importantes, para promover o seu consultório e os serviços que oferece através da plataforma de publicidade online do Google .

Google Ads (antigo AdWords) para a área da saúde 

O Google Ads é a o nome da plataforma de publicidade do Google. Ela permite que empresas e profissionais autônomos se exibam seus anúncios tanto nos resultados das buscas do Google, quanto em sites afiliados ao buscador.

Essa publicidade pode vir na forma de texto, gráficos ou vídeo, que geralmente aparecem na parte superior dos resultados do Google (marcados com "Patrocinado").

 

Como você pode aparecer nos resultados do Google com seu anúncio?

Vamos começar falando sobre as etapas para a criação dos anúncios do Google. Em seguida, vamos explorar exemplos e detalhes de como você pode colocá-los em prática.

A primeira coisa que você precisa definir para começar a anunciar no Google é: para onde os pacientes serão redirecionados quando clicarem em seu anúncio

Se você já tem um site profissional, ótimo! Esse pode ser o canal de destino. Se ainda não tiver um site, pode levá-los para seu perfil da Doctoralia ou até mesmo de suas redes sociais.

Em seguida, é necessário selecionar palavras-chave do anúncio, a ponte entre o que os usuários estão pesquisando e os resultados que eles encontram. Ao pesquisar determinadas palavras-chave, seu público potencial poderá ver seus anúncios. Se estiverem de acordo com as necessidades deles, vão clicar para saber mais.

Também é importante observar que o custo do seu anúncio dependerá da estratégia de pagamento que você selecionar. Aqui estão alguns exemplos:

  • Pagamento por clique
  • Pagamento por impressão
  • Conversões específicas.

Uma das principais vantagens dos anúncios do Google é sua capacidade de transmitir uma mensagem a pessoas interessadas em um determinado tratamento, consulta ou exame. Isso acelera os agendamentos, contribuindo para o crescimento de sua receita de forma bastante mensurável.

O processo de criação de uma campanha do Google Ads para serviços médicos e de saúde

Qualquer pessoa pode configurar uma campanha do Google Ads. A criação de uma conta é gratuita, e o Google fornece um painel especial para publicidade. Aqui está o processo completo em etapas simples:

Primeiro, você precisa selecionar as palavras-chave para as quais deseja exibir o anúncio e, em seguida, desenvolver o conteúdo.

2. Defina sua audiência

A próxima etapa é criar um perfil da audiência que você gostaria que visse seu anúncio. Ou seja, aqueles que têm mais probabilidade de realizar a atividade que você espera (por exemplo, ligar para seu consultório ou marcar uma consulta). 

Há várias maneiras de criar sua audiência. Você pode selecionar pessoas que já visitaram seu site, que são de uma idade e cidade específicas ou que têm interesses ou hobbies específicos, como esportes.

Audiencia

 👉 Considere este exemplo

Levando em conta o exemplo do ortopedista esportivo, a segmentação dele poderia ser assim:
Palavras-chave: Defina palavras-chave específicas relacionadas a lesões esportivas, tratamento e recuperação. Exemplos: "Especialista em lesões esportivas", "Tratamento de lesões atléticas", "Ajuda profissional em lesões esportivas".
Localização: Direcione para locais específicos onde seus serviços estão disponíveis ou onde o público-alvo reside. Exemplos: Sua cidade e cidades em um raio de 25 km.
Interesses e comportamentos: Segmente usuários com base em seus interesses e comportamentos relacionados. Exemplos: eventos esportivos, ingressos para esportes ou conteúdo relacionado a esportes. O Google coleta esses dados do comportamento de navegação dos usuários.
Palavras-chave negativas: Exclua palavras-chave não relacionadas para garantir que seus anúncios não apareçam para os usuários que pesquisam coisas fora dos seus serviços. Por exemplo, se você é especializado em tratamento de lesões, termos como "nutrição esportiva", "psicologia esportiva" ou "equipamentos esportivos" podem não ser relevantes.

3. Defina um orçamento e as ações esperadas

A etapa final de sua campanha é definir o orçamento. Aqui você deve especificar um orçamento diário ou total para a promoção, bem como o custo de conversão. Ou seja, a ação selecionada que é esperada do destinatário (por exemplo, clicar no anúncio e acessar o site).Screenshot 2023-11-26 at 11.32.53

Os especialistas recomendam que você defina um orçamento mais alto no início da campanha para que o sistema possa "aprender" a exibir o anúncio para as pessoas que estão convertendo. 

Se o Google exibir um anúncio para alguém várias vezes e essa pessoa não clicar, ele deixará de exibi-lo depois de algum tempo.

Isso é o que chamamos de "fase de aprendizado" do sistema, que geralmente dura cerca de 2 a 3 semanas. Depois disso, seu orçamento pode ser reduzido novamente.

É difícil estimar o custo em um primeiro momento. Ele depende do número de palavras-chave que você especificar e do preço por clique de cada uma dessas palavras-chave.

Você deve estar ciente de que sua campanha precisa de otimização contínua e comprometimento de tempo. Isso significa excluir palavras que não atraem pacientes e otimizar o texto de seus anúncios. 

5 dicas para usar o Google Ads para promover seus serviços médicos e relacionados à saúde

Ao planejar uma campanha do Google Ads, você precisa se colocar no lugar do paciente e considerar algumas estratégias.

1. Escolha palavras-chave que os pacientes usam

As palavras-chave devem estar relacionadas ao que você faz, mas adaptadas à maneira como seus pacientes pesquisam. Considere a maneira de pensar do seu paciente, o que ele quer e o que ele digita no mecanismo de busca.

Como saber quais palavras-chave os pacientes digitam no Google? Uma boa maneira é prestar atenção  no que dizem novos pacientes quando ligam para marcar a primeira consulta. Que termos eles usam, se mencionam o sintoma ou o problema que querem resolver e quais são os mais comuns.

Você também pode aproveitar um momento durante a consulta para perguntar. Investigue o que os levou a procurar um profissional de sua especialidade. Ouvir é um ótimo recurso nesse momento. Simples e muito eficaz.

Outra dica é usar ferramentas de planejamento de palavras-chave Google Keyword Planner, Google Trend, or Semrush. Digite termos ou frases relacionados aos seus serviços, e a ferramenta mostrará palavras relacionadas, bem como o potencial delas.  A média de pessoas que pesquisam uma palavra, como é a concorrência e ideias para outras palavras que você pode incluir em seu anúncio.

Neste exemplo, vemos termos relacionados a "gravidez nas primeiras semanas" e ideias de palavras-chave, de acordo com o volume de pesquisas.

BR - SemRushExample

Lembre-se de que os pacientes talvez não usem termos técnicos. Por exemplo, eles podem perguntar ao Google "como controlar a acne" ou pesquisar "limpeza dos dentes" em vez de "ortodontia estética" porque não estão familiarizados com essa palavra-chave.

2. Direcione sua publicidade localmente

A localização é muito importante nas pesquisas, como já vimos.

Se seu consultório de ginecologia fica em Belo Horizonte, é pouco provável que pacientes de cidades distantes usem seus serviços. É inteligente direcionar seus anúncios ou escolher palavras-chave que visem especificamente às pessoas de Belo Horizonte e proximodades, como "Ginecologista Belo Horizonte".

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3. Atenção ao conteúdo do anúncio

A publicidade de texto tem certas restrições de conteúdo, como um limite rígido de caracteres.

E um conselho importante: para manter a ética da publicidade na área da saúde, você não deve usar slogans como "o mais barato da cidade" ou "promoções especiais".  Enfatize outros aspectos, como a possibilidade de marcar uma consulta online.

 

4. Certifique-se de que você tem um objetivo claro para ser medido

Ao criar sua campanha, você escolherá a página que os usuários visitarão ao clicarem no anúncio. O conteúdo dessa página deve se referir ao conteúdo do anúncio. Ou seja, deve conter as palavras-chave que você selecionou para seu anúncio. Parece óbvio, mas esse é um dos fatores mais importantes que o Google leva em conta ao exibir um resultado de pesquisa patrocinado.

Garanta que o paciente possa realizar a ação que você espera nessa página. Geralmente será através do botão principal, incentivando-o a realizar uma ação específica, como, por exemplo

  • Marcar uma consulta online
  • Enviar uma mensagem
  • Enviar uma dúvida
  • Ver detalhes de contato

5. Acompanhe os efeitos da campanha

O Google oferece um relatório bastante intuitivo no qual você pode acompanhar o progresso da sua campanha: 

Número de visualizações de anúncio, o número de cliques e os custos.

Ao analisar os resultados de sua campanha, vale a pena desativar palavras que não trazem resultados, mas que estão gerando custos, além de testar diferentes textos para o anúncio e diferentes taxas de clique.resultados-4

 👉 Considere este exemplo

Você é um ortopedista avaliando o desempenho de sua campanha. Você percebe que "medicina esportiva" recebe muitas visualizações, mas poucas pessoas realizam a ação que você esperava.

Talvez seja inteligente parar de usar "medicina esportiva" e tentar algo mais específico, como "médico ortopedista esportivo". Mesmo que palavras específicas não obtenham tantas visualizações, elas podem atingir as pessoas certas com mais eficiência.

Também lembre-se de registrar as alterações que fizer e acompanhar os resultados. Depois de registrá-los, você se lembrará facilmente do que exatamente foi alterado em um determinado período. Isso também permite que você equilibre os custos da campanha com os resultados obtidos.

Quando bem feito, ele pode trazer muitos resultados e ajudar a aumentar a receita de sua clínica. Até mesmo a Doctoralia, que já conta com um excelente posicionamento orgânico no Google, investe em Ads para otimizar o acesso à plataforma.

Na sessão 4: Como aumentar sua presença online com o perfil gratuito da Doctoralia