fev 15, 2021

Como simplificar a comunicação médico-paciente através do chat?

Como incorporar o chat para simplificar a comunicacao medico-paciente

Dúvidas... Seja antes de marcar a primeira consulta, para confirmar informações sobre um serviço ou sobre a cobertura de um convênio; seja depois do atendimento, para esclarecer questões sobre o tratamento ou para confirmar se a medicação está correta. Não importa em que momento surja, mas ela sempre vai existir na jornada dos pacientes.

Dúvidas são comuns na existência humana, ainda mais quando se trata de um tema tão importante como a saúde e, por isso, os pacientes também confiam muito mais nos profissionais que se preocupam em respondê-las.

Até pouco tempo atrás, no entanto, eles só dispunham do telefone para fazer qualquer tipo de consulta ao profissional, fosse antes ou depois do atendimento. E as ligações quase sempre se concentravam na secretária/assistente do médico, que costumavam acumular funções e todo tipo de petição vinda de pacientes - e de possíveis pacientes. 

No entanto, isso era comum de acontecer até de 10 anos atrás. Não é surpresa para ninguém que os tempos mudaram e que estamos mais imediatistas e digitalizados, inclusive quando exercemos o papel de pacientes.

Como já falamos tantas vezes no blog, o volume de atendimentos e agendamentos online vem crescendo ano após ano, assim como a quantidade de mensagens de texto e de prontuários eletrônicos que passaram a ser armazenados na nuvem. 

E se engana quem acredita que isso acontece por modismo:

A adesão de algumas tecnologias veio para ficar na rotina do paciente. Muitas já representam a simplificação de um modus operandi e um ganho tremendo de tempo. 

A digitalização chegou para saúde em várias esferas e a comunicação com os pacientes deve ser colocada nesta conta. Afinal, com tantas mudanças no setor, por quê seria diferente na esfera da comunicação?

Fluxos de comunicação mais simples e históricos mais completos

Então, se muitos pacientes já agendam as consultas pela internet e acompanham o histórico de sua saúde online, será que eles ainda irão se sentir confortáveis em ligar para o seu consultório quando precisarem fazer uma pré ou pós-consulta? A resposta é não! 

Foi justamente percebendo esta mudança de hábitos que muitas plataformas de saúde já se anteciparam para facilitar os fluxo de comunicação entre médicos-pacientes, como foi o caso da Doctoralia. 

Desde a arquitetura das informações que você encontra em um perfil de especialista até as ferramentas disponibilizadas para dar seguimento ao contato com o paciente, tudo foi cuidadosamente desenvolvido para facilitar a conexão entre você e seus pacientes.

E, nesse contexto de mudanças, o chat foi mais uma ferramenta aprovada pelos pacientes e incorporada à rotina dos consultórios e clínicas.

Fluxos de comunicação mais simples e históricos mais completos

Como funciona o chat na Doctoralia?

Recentemente, a Doctoralia disponibilizou um novo canal de comunicação na plataforma: um chat para médicos e pacientes, que você conhece a seguir:

O Chat Doctoralia permite que pacientes entrem em contato diretamente pelo perfil do profissional para resolver dúvidas pontuais e consultar informações práticas sobre consultas. É um serviço bastante utilizado, inclusive entre os pacientes de primeira viagem.

Através do perfil do especialista, o paciente terá sempre a opção de enviar uma mensagem de texto diretamente para o profissional. E quando essa ação é realizada, o especialista é notificado instantaneamente pelo aplicativo e inicia-se o chat.

Caso se trate de um paciente frequente, a mensagem virá acompanhada da tag Meu paciente. E quando se trata do contato de um novo paciente, que ainda não está na sua base de dados, a mensagem vem classificada como Potencial paciente.

A classificação vem sendo útil para profissionais e suas equipes poderem triar as respostas segundo seus critérios internos. E além da organização, o fator instantaneidade na comunicação também conta muitos pontos para o chat. Assim que o médico visualiza a mensagem, ele pode responder ao paciente em tempo real, e este será notificado por e-mail.

👉 O profissional pode responder ou começar uma conversa via chat pelo prontuário do paciente

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👉 Visualização da Caixa de Entrada do chat com um paciente. 

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Esse fluxo de comunicação contribui ainda para que exista um histórico de fácil conversas documentado e de fácil acesso, tanto para médico quanto para paciente.  E quando o especialista precisar resgatar alguma informação, bastará acessar o prontuário do paciente e todas as mensagens estão armazenadas neste documento.

E por se tratarem de dados muitas vezes sensíveis, é importante dizer que toda a troca de mensagens está criptografada e passa por backups contínuos, justamente para proteger estas informações confidenciais de acessos não autorizados, perdas ou roubo de informações.

👉 Para saber como implementar o Chat da Doctoralia em seu consultório, preencha o formulário abaixo e entramos em contato para tirar todas as suas dúvidas.